Trips inesperadas são as melhores e eu posso provar, logo depois da pandemia recebi uma ligação de um amigo que não falava há um tempão. "Bia to indo pra canastra com a Isa e o Pansa, bora?" Só precisei pedir para anteciparem uma semaninha das minhas férias no trabalho e bora...
Combinamos as datas e pegamos uma casinha no Airbnb bem funcional, localizada próximo ao caminho que iniciava as trilhas que partem da cidade de Delfinópolis.
Delfinópolis é uma das 6 cidades que estão no Parque Serra da Canastra, ótima opção para os turistas, a cidade é privilegiada com passeios ecológicos, trilhas, cachoeiras, montanhas e paisagens surreais.
Apesar de não termos fechado nenhum passeio com guia, pudemos conhecer um, em uma parada que fizemos para comprar o famoso queijo canastra. Nosso estilo de viagem é solto, gostamos de explorar sozinhos e deixar fluir. Mas conhecemos o Conrado, que é guia há anos no parque, ele deu dicas e trocou muito com a gente e mais pra frente na viagem, nos encontramos e acabamos fazendo uma trilha juntos, foi uma experiência de muita troca, ele vai fazendo a trilha e estruturando ao mesmo tempo, fazendo alguns ajustes para ajudar nas passagens onde os pontos são mais críticos.
Conrado trabalha na agência @compradresturismo e é uma pessoa incrível.
Durante nossos dias, conhecemos:
Complexo Pontos Palmitos / Cachoeira Zé Carlinhos /Vale da Babilônia / Vale da Gurita / Caminho do Céu / Cachoeira água limpa / Cachoeira do Alpinista / Cachoeira Casca d'Anta.
Foram tantos passeios e paisagens marcantes, que ficaria difícil detalhar todos aqui. Mas vale destacar que para mim o que mais marcou foi passar pelo caminho do céu, parar para assistir o sol se pôr bebendo um vinho tinto acompanhado de um bolo de fubá que compramos na padaria da cidade e ouvir o silêncio da natureza.
- Fazer trilha entre os paredões gigantes e conhecer a cachoeira do alpinista, que com certeza foi a minha favorita.
- Sentar em frente a gigante, Casca D'Anta e sentir a brisa úmida que o vento trás da queda d'agua.
A gigante Casca D'Anta. Primeira queda do rio São Francisco.
mais fotos na galeria: